fbpx

Image

Curso

AGUARDANDO AUTORIZAÇÃO MEC...

Sobre o Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Agronegócio EAD tem como objetivo formar profissionais aptos a atuarem em vários setores das cadeias produtivas do agronegócio, na produção, no processamento e na comercialização de produtos agropecuários, a fim de auxiliar na organização, direção e controle de projetos e negócios, respeitando princípios éticos, com foco na qualidade e na sustentabilidade econômica, ambiental e social. O profissional formado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Agronegócio EAD, pode atuar no setor público e/ou privado desempenhando suas funções em fazendas, indústrias de processamento de produtos agrícolas de origem animal e vegetal (agroindústrias), bancos (financiamentos agrícolas), empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. O ramo de agronegócio é uma das bases da economia do país e por esse motivo é necessário ter profissionais qualificados para aturar nessa área.

Objetivo Geral do Curso

O projeto do CST em Gestão do Agronegócio - modalidade à distância - foi construído com o objetivo principal - ofertar, ao longo do curso, sólida formação, com perspectiva sistêmica e num contexto de responsabilidade social, que habilite o corpo discente a atuar no mercado de trabalho viabilizando soluções profissionais competitivas para o desenvolvimento de negócios na agropecuária, com domínio dos processos de gestão e das cadeias produtivas do setor seja em empresas privadas, públicas e instituições do terceiro setor - ou como consultores técnicoorganizacionais, com ética, competência, e empreendedorismo, buscando a melhoria do desempenho do setor do agronegócio.

Objetivos específicos:


▶ Avaliar as tecnologias do setor agropecuário.
▶ Analisar a viabilidade econômica de projetos em agronegócio.
▶ Identificar alternativas de captação de recursos, beneficiamento, logística e comercialização.
▶ Formar profissionais de nível superior com habilitação em Tecnologia em Gestão do Agronegócio, para atender às tendências tecnológicas da região, do Estado e do País, em consonância com as demandas dos sistemas produtivos ligados ao setor do agronegócio.
▶Formar profissionais capazes de participar como agentes decisórios e altamente qualificados para atuar no planejamento, no gerenciamento e no controle das etapas da cadeia produtiva de agronegócios.
▶Introduzir atualizados conceitos e técnicas de gestão do agronegócio em função da carência de profissionais com formação específica em macro segmentos de produção, industrialização e comercialização de produtos agroindustriais.
▶ Colaborar no desenvolvimento de projetos sustentáveis e economicamente viáveis.
▶ Refletir criticamente sobre os impactos sociais e ambientais do agronegócio e utilizar racionalmente os recursos naturais.

Perfil do Egresso

O egresso desse curso pode atuar em diversos empreendimentos do agronegócio, tanto nas organizações de produção primária, quanto na indústria ou comércio, na gestão de cooperativas, agroindústrias, indústrias de máquinas e equipamentos, logística, comercialização, em organizações comerciais do atacado e varejo, setor público, consultorias e assessorias. Esse profissional tem amplo potencial de ação no fortalecimento e desenvolvimento rural ao participar na operação de projetos agropecuários e/ou agroindustriais, tais como:
▶Gerenciar e empreender negócios rurais e agroindustriais;
▶Operar e assessorar, projetos de pesquisa de sistemas de produção agropecuários e agroindustriais nas propriedades familiares;
▶Supervisionar o manejo de matérias primas e processos de produção agropecuários e agrícolas;
▶Controlar a qualidade dos produtos nas propriedades e nas agroindústrias familiares. Enfim, o Tecnólogo em Gestão do Agronegócio viabiliza soluções tecnológicas competitivas para o desenvolvimento de negócios na agropecuária e agroindústria a partir do domínio dos processos de gestão da produção, transformação e comercialização nas diversas cadeias produtivas do setor. Prospecção de novos mercados, análise de viabilidade econômica, identificação de alternativas de captação de recursos, beneficiamento, logística e comercialização são atividades gerenciadas por esse profissional que está atento às novas tecnologias do setor rural, à qualidade e produtividade do negócio, definindo investimentos, insumos e serviços, visando à otimização da produção e o uso racional dos recursos.